Histórico da Creche Piu Piu







Em 1979 foi criado um Centro Comunitário, mantido pelos Vicentinos da Igreja Santa Terezinha, que oferecia às crianças refeições, atividades como artesanato, confecções de acolchoados, tapetes, pintura em tecidos e enxovais para recém-nascidos, etc.
Com a participação e bom desempenho da comunidade, fomos até a Superintendência da LBA em busca de uma creche, que naquele momento, era uma das maiores necessidade, já que as mulheres começavam a sair em busca de oportunidade de emprego para ajudar na manutenção do lar.

Início das Obras da Creche


Em 1987, a LBA nos contemplou com uma verba para a construção da creche, que foi realizada através de mutirão organizado pelos moradores.
Em março de 1988, inauguramos a CRECHE PIU PIU, tendo como fundadores e colaboradores a própria comunidade, em especial Sr. Antônio Marciano Maciel e Sra. Dilma Fermino, Sra. Jussara Beckstein da Silva e Sr. Luiz Pires, que desenvolveram um trabalho mais direcionado à CRECHE.

Período difícil para a Comunidade da Vila Planetário - 1991 a 1993

Todavia, no final de 1991, a creche fechou as portas por falta de recursos, voltando a abrir em 1993, quando surgia uma expectativa que seria um convênio firmado com a Prefeitura (SMED - Secretaria Municipal de Educação).

Parceria com a Municipalidade


Inicialmente, esta parceria com a Prefeitura via SMED nos ajudaria a manter um atendimento a 40 (quarenta) crianças de 0 a 6 anos, tendo como responsável pela Associação de Moradores da Vila Planetário o Sr. Antônio Marciano Maciel.

História de luta pela Creche Piu Piu

Aqui nos cabe um breve relato da luta travada pelo Sr. Antônio que, naqueles tempos difíceis de 1993, fazia sessões de jogo de bingo no turno da noite para juntar dinheiro para comprar o alimento necessário para as crianças da creche.
A comunidade e a Creche Piu Piu saúdam esse lutador e todas as pessoas que colaboraram para manter de pé nosso sonho.

No decorrer de 1993 se abriram algumas oportunidades e, aos poucos a ideia da Associação de Moradores - de manter uma Creche com
  • qualidade,
  • em tempo integral - atendendo desde o início do dia,
  • fornecendo as 3 refeições,
  • com higiene
  • e com a educação infantil às crianças foi se consolidando como um direito de todos na vida dos moradores da Vila.

Salto de 40 para 60 crianças atendidas por dia 

A partir daquele momento, a comunidade ampliou a abrangência do atendimento às crianças e o número de crianças nas turmas aumentou, das 40 (quarenta) já atendidas, pulou para o marco de 60 (sessenta) crianças atendidas a cada dia na Creche Piu Piu.

Mudanças no Prédio da Escola

A partir do ano de 1999, começamos a modificar a estrutura do prédio da escola e construímos mais dois banheiros e uma sala de recreação. Também nesse ano de 1999, pudemos aumentar o quadro de funcionários/educadores(as).

Esforço coletivo e ideal comum = Sucesso

Temos plena consciência de que tudo isso só foi obtido graças ao esforço da comunidade e de termos sabido conduzir o processo de construção e de manutenção da Creche Piu Piu, ao longo dos anos, por parte da Direção da Associação dos Moradores da Vila Planetário.

Instituição aberta a todos(as)

Dessa forma, é com muito orgulho que apresentamos a Instituição de Educação Infantil - Creche Piu Piu, que hoje está de portas abertas e continua trabalhando de forma incansável pela educação às crianças da Comunidade, no sentido de ampliar cada vez mais os horizontes dos futuros adultos que irão conduzir o nosso país, para que possamos nos orgulhar de nossas raízes e de nossa comunidade.

"Temos como objetivo construir a autonomia da criança no processo de aprendizagem, desde o berçário até o jardim . Desta forma, damos início a uma pré-alfabetização num ambiente onde todos interagem."

Comentários

Postagens mais visitadas